Ideia de negócio: podcasts


Podcasts foram surgindo em toda a Internet no ano passado. Encontrei podcasts sobre qualquer coisa, desde os mais recentes gadgets tecnológicos até dicas de jardinagem. Com milhões de ouvintes por aí e muitas pessoas novas ouvindo podcasts todos os dias, agora é um ótimo momento para iniciar seu próprio podcast e ganhar algum dinheiro ao longo do caminho.

Até agora, os podcasts soam bem parecidos com um programa de rádio na Internet, não é? Embora os dois tenham muitas semelhanças, também existem algumas diferenças. Podcasts são incomumente não tão estruturados quanto um programa de rádio na Internet. O tom de um podcast é muito informal. Podcasts geralmente estão em blogs e também estão disponíveis para download automático para o seu mp3 player através de RSS. Podcasts também não têm convidados em todos os programas. O apresentador dos podcasts fala muito por conta própria. Os podcasts são mais curtos ou tão longos quanto um programa de rádio, além de poderem variar em duração de um programa para outro.

Há um pouco de hardware e software que você precisará para um podcast de boa sonoridade. Podcasts geralmente são transmitidos como mp3, então você precisa de algum tipo de software para gravar seu programa, além de um microfone decente. A Plantronics tem alguns ótimos microfones disponíveis. Você pode usar um software como o Allrecorder ou um serviço completo como o Audio Acrobat, que também hospedará seus arquivos de áudio para você. Ter seus arquivos hospedados por meio de um serviço como o acrobat de áudio tem o benefício adicional de que as pessoas que ouvem e baixam seu podcast não consomem sua largura de banda. Isso pode economizar um pouco de dinheiro em taxas de hospedagem. Você também não precisa se preocupar com a solução de problemas quando houver um problema com os arquivos de áudio.

Vamos falar sobre como você pode começar a ganhar dinheiro com seu podcast. Suas duas principais fontes de renda serão publicidade paga e programas de afiliados. Você pode vender anúncios de 30 a 60 segundos em seu podcast, bem como anúncios no site com links para o arquivo de áudio do seu podcast. No que diz respeito ao marketing de afiliados, você pode promover produtos relacionados em seu site e mencioná-los em seu programa. Se um ouvinte seguir sua recomendação e comprar o produto através do seu link, você ganhará uma comissão.

Outra fonte de renda mais recente para podcasts que está começando a aparecer é o patrocínio. As empresas pagarão um bom dinheiro para serem mencionadas como o principal patrocinador do podcast tanto no site do podcast quanto no próprio programa. Uma vez que seu podcast atrai alguns ouvintes e você começa a receber alguma publicidade, deve ser fácil atrair um patrocinador corporativo. Enquanto isso, você pode entrar em contato com algumas pequenas empresas em seu mercado-alvo que possam estar interessadas em patrocinar seu podcast por alguns meses.

Agora sente-se, pegue uma caneta e papel e crie um ótimo tópico sobre o qual você possa falar por horas. Anote algumas ideias e comece a gravar. Antes que você perceba, seu primeiro podcast estará online.